O Presidente dos EUA, Joe Biden, está desejoso de conversar com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, nas próximas semanas, disse hoje o enviado dos EUA, Jake Sullivan, aos jornalistas.
“O presidente Biden aguarda com expectativa a oportunidade de voltar a falar consigo nas próximas semanas”, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca ao presidente chinês durante uma reunião em Pequim.
Na quarta-feira, a Casa Branca anunciou que o Presidente dos EUA e o seu homólogo chinês deverão conversar telefonicamente nas próximas semanas, depois de trabalhos de preparação diplomáticos, anunciou hoje a Casa Branca.
Hoje, o presidente chinês recebeu o conselheiro de segurança da Casa Branca, Jake Sullivan, a quem transmitiu que o empenho da China em manter relações “estáveis, saudáveis e sustentáveis” com os Estados Unidos mantém-se como “uma prioridade”.
“O empenho da China em manter relações estáveis, saudáveis e sustentáveis com os Estados Unidos continua a ser uma prioridade. Esperamos que os Estados Unidos trabalhem na mesma direção que a China”, acrescentou o chefe de Estado.
“A China e os Estados Unidos devem ser responsáveis perante a história e uma fonte de estabilidade para a paz mundial”, afirmou Xi Jinping, segundo uma breve declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
Sullivan, que efetua a primeira visita à China de um conselheiro de segurança dos EUA em oito anos, encontrou-se com o principal diplomata chinês, Wang Yi, nos últimos dias, em conversações descritas como “construtivas”, nas quais houve críticas mútuas.