MADEIRA Meteorologia

Apagão: Rede de energia de Espanha diz que recuperação deve demorar 6 a 10 horas

Data de publicação
28 Abril 2025
14:32

A distribuidora de energia espanhola Red Electrica anunciou hoje que restaurar o fornecimento de energia depois do corte que atingiu o país, Portugal e vários países europeus.

De acordo com a empresa, a reposição de energia vai demorar entre seis e 10 horas.

A empresa escusou-se a avançar causas do apagão, mas adiantou ser um “incidente excecional”, provocado por uma flutuação muito brusca no fluxo de energia da rede, de origem desconhecida, que provocou a desconexão de Espanha do restante sistema elétrico europeu.

A falha de energia atingiu toda a Espanha e Portugal, além de algumas zonas de França, deixando inoperacionais redes de metropolitano, linhas telefónicas, semáforos e caixas multibanco.

O Governo português convocou uma reunião de emergência na residência do primeiro-ministro, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitou a distribuidora de energia Red Electrica para acompanhar os esforços de reposição das operações da rede.

As autoridades espanholas pediram à população para ficar em casa e não circular nas ruas, tendo a Direção-Geral de Trânsito do país vizinho emitido um alerta, pedindo aos cidadãos que evitem ao máximo conduzir, uma vez que a falta de eletricidade impede o funcionamento dos semáforos e dos sinais de trânsito.

“Evite viajar o mais possível e tenha muito cuidado na estrada”, recomendou a DGT nas redes sociais.

A mesma fonte avisou ainda que, quando os semáforos não funcionam, a primeira regra básica é agir com extrema cautela e seguir as regras básicas de trânsito, como ceder a passagem nos cruzamentos e reduzir a velocidade

Os dois países mais severamente afetados têm uma população combinada de mais de 50 milhões de pessoas, mas não há ainda dados sobre quantas pessoas foram afetadas.

A operadora de rede elétrica de Espanha informou que está a tentar recuperar energia no norte e no sul da península, o que ajudará a restaurar progressivamente o fornecimento de eletricidade em todo o país.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas