MADEIRA Meteorologia

Apagão: Pedido de interconexões entre península e UE é “totalmente coerente”

Data de publicação
24 Maio 2025
14:35

A vice-presidente executiva comunitária, Teresa Ribera, considerou hoje que o pedido de Portugal e Espanha de um compromisso político e financeiro para avançar com interconexões entre a península e o resto da UE é “totalmente coerente”.

O pedido foi apresentado pelos dois países na quarta-feira, através de uma carta enviada a Bruxelas e Paris, e que a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, agora considerou “totalmente coerente com o espírito europeu, europeísta e com a vocação de ter um sistema energético muito mais solvente”.

“Espanha e Portugal exigem há muito tempo que França cumpra a sua parte do objetivo de interconectar os diferentes sistemas elétricos, pelo menos 15%, até uma data que já passou, 2020, e que continue a desenvolver essa capacidade de interconexão”, afirmou a política espanhola, em declarações à Efe, em Bruxelas.

A agência espanhola regista que a responsável recordou o apagão elétrico de dia 28 de abril que atingiu os dois países e que a Península Ibérica tem “a mais baixa” interligação com o resto do continente entre todos os Estados-membros da UE.

Teresa Ribera apontou que é “do interesse da Europa” resolver este baixo nível de interligação.

A missiva foi entregue em mãos pela ministra portuguesa da tutela, Maria da Graça Carvalho, ao comissário europeu da Energia, Dan Jorgensen, e contou com a assinatura pela ministra espanhola da Transição Ecológica, Sara Aagesen.

Sobre a intenção de Portugal desenvolver infraestruturas elétricas com Marrocos, na eventual de Paris não disponibilizar mais ligações com a Península Ibérica, Ribera considerou que se trata de um complemento, mas não de uma alternativa.

“Interligação com Marrocos? Claro que sim, mas isto é para dar uma solvência ao sistema. Parece-me que não podemos considerá-la uma alternativa”, disse, justificando que Marrocos tem uma capacidade de exportação “relativamente limitada”, uma vez que a sua produção de energia se destina principalmente ao mercado interno.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou, em 28 de abril passado, Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade, bem como uma parte do território de França.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

Este incidente mostrou a importância de aumentar a resiliência da rede energética da UE, numa altura em que a Península Ibérica tem uma conectividade abaixo dos 3% com o resto da União.

O Governo português tem vindo a defender um aumento da interligação energética de Portugal com o resto da UE para 15% até 2030, através da construção de mais interligações.

O reforço das interligações energéticas entre Portugal e a UE tem vindo a ser discutido há vários anos, mas nunca avançou totalmente, apesar de ser importante para aumentar a segurança energética, reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, diminuir os custos e facilitar a transição para as energias renováveis.

Portugal tem uma rede elétrica de quase 235.000 quilómetros para distribuição e 9.400 quilómetros para transporte, composta por 13 operadores e 6,5 milhões de clientes.

De acordo com dados da Comissão Europeia, são necessários 584 mil milhões de euros para alocar à reforma das redes de eletricidade nesta década, montante que inclui interconexões transfronteiriças e a adaptação das redes de distribuição à transição energética.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas