A cidade de Joanesburgo é uma atração turística e de negócios da África, sem pausa e bastante procurada, com novos voos internacionais programados para lançamento a partir do início do próximo semestre.
A maior cidade da África do Sul continua a ser uma das primordiais preferências para as companhias aéreas internacionais - excetuando a TAP - que expandem as suas rotas para a África.
Air Europa, a companhia de aviação espanhola, junta-se aos frenéticos céus de Joanesburgo a partir do próximo dia 24 de junho, com voos entre Madrid e Joanesburgo, ampliando assim a conexão entre a Europa e África.
Em outubro do ano passado, a Air Europa recebeu os direitos para uma frequência trissemanal entre Espanha e África do Sul, após a Diretoria-Geral de Aviação Civil de Espanha ter iniciado um processo para alocar os direitos de tráfego entre os dois países.
Esta operação da Air Europa certamente beneficiará a comunidade portuguesa residente na África do Sul, devido à proximidade de Madrid a Lisboa ou Porto que poupará algumas horas de voo e de espera para quem tem obrigatoriamente de viajar por países mais longínquos para alcançar Portugal.
O JM tomou conhecimento no passado mês de março, através de um ex-secretário de Estado que visitou a comunidade, de que estavam sendo efetuadas diligências para que a TAP-Air Portugal retomasse a escala de Joanesburgo de forma a servir novamente a comunidade que a apoiou durante 49 anos e lhe deu prestígio e abandonou de forma inconsiderada e revoltante a 9 de abril de 2011.