MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Mais de 16.000 professores com cadastro criminal

Na África do Sul o governo tenta por cobro à criminalidade que grassa lés a lés no país com a polícia a evidenciar um combate mais eficaz do que nos últimos tempos através de medidas de investigação e prevenção e de ações arrojadas que visam proteger a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas.

O que não é aceitável é colocar vidas de alunos em risco, quando nas escolas foi confirmada a existência de 16.097 docentes com antecedentes criminais que continuam a ensinar.

Lamentavelmente, o Departamento de Educação Básica (DBE), ao sancionar este estado de coisas, coloca a vida de educandos e professores em situação de grande risco.

A afirmação foi feita por Matakannye Matakannye, secretário-geral da Associação Nacional de Órgãos Governamentais (sigla em inglês NASGB), ao revelar que 16.097 professores com antecedentes criminais continuam a exercer as funções de professores, apesar da questão ter sido abordada no princípio deste ano.

Matakannye Matakannye avançou que “apelámos à ministra da educação e ao Conselho Sul Africano de Educadores (sigla em inglês SACE) para agir imediatamente porque não podemos permitir que criminosos ensinem as nossas crianças.

No ano passado, cerca de 3,6% de 447.123 funcionários do departamento de educação tinham antecedentes criminais e alguns nem sequer os declararam, de acordo comas estatísticas do TPN Credit Bureau.

Dos registos criminais desses funcionários constam os crimes de estupro, assassinatos, agressões, crimes relacionados com drogas, arrombamentos e infrações graves de trânsito.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas