MADEIRA Meteorologia

Aeroporto de Gatwick está a receber voos desviados após incêndio em Heathrow

Data de publicação
21 Março 2025
10:01

O aeroporto londrino de Gatwick, o segundo mais movimentado do Reino Unido, começou a aceitar voos que estavam originalmente programados para o aeroporto de Heathrow, encerrado devido a uma falha de energia provocada por um incêndio, segundo as autoridades.

O fogo já foi entretanto controlado, segundo o Corpo de Bombeiros de Londres.

“Nós estamos a oferecer apoio e a aceitar voos desviados, conforme a necessidade”, disse um porta-voz do aeroporto de Gatwick.

Sete voos já foram redirecionados para Gatwick pouco antes das 07:00, no horário local (o mesmo em Lisboa).

O Corpo de Bombeiros de Londres informou que um incêndio deflagrou num transformador dentro de uma subestação elétrica em Hayes, no oeste de Londres, mobilizando uma dúzia de equipas e cerca de 70 bombeiros.

Segundo a imprensa local, a polícia retirou 29 pessoas de habitações situadas junto à subestação e, como medida de precaução, estabeleceu um perímetro de segurança de 200 metros, resultando na retirada de mais 150 pessoas. Devido à quantidade de fumo, os moradores foram aconselhados a manter as janelas e portas fechadas.

Heathrow, o maior aeroporto da Europa em termos de tráfego de passageiros, vai estar encerrado durante o dia de hoje e sofrer perturbações nos próximos dias.

O incêndio que provocou a falha de energia ocorreu na subestação elétrica em Hayes.

“Heathrow está a sofrer uma falha de energia significativa. Para garantir a segurança dos nossos passageiros e colegas, Heathrow estará encerrado até às 23:59 [mesma hora em Lisboa] do dia 21 de março”, disse a operadora do aeroporto.

Pelo menos 1.350 voos de e para Heathrow já foram afetados, incluindo vários voos de cidades dos Estados Unidos que foram cancelados, informou o serviço de rastreamento de voos FlightRadar 24.

Alguns voos que já estavam no ar foram desviados, além de Gatwick, para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e o aeroporto de Shannon, na Irlanda.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, a Heathrow Airport Holdings recomendou que os passageiros não se desloquem para o aeroporto e aconselhou-os a contactarem a companhia aérea para obterem mais informações.

A empresa disse que vai fazer uma atualização das operações quando tiver mais informações sobre a retoma no fornecimento de energia. A companhia ferroviária britânica National Rail cancelou todos os comboios de e para o aeroporto.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas