Noventa e seis anos de instituição. Noventa e oito anos de presença dos Irmãos de São João de Deus na Madeira. A Casa de Saúde São João de Deus, assinalou, na última segunda-feira, dia 10, o seu 96º aniversário. Ontem, dia 11, o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, presidiu a uma Missa de Ação de Graças, tendo sido acompanhado pelos bispos eméritos D. Teodoro de Faria e António Carrilho.

Foi uma celebração de cerca de uma hora, em que assistiram alguns dos doentes da instituição que, nas áreas da Psiquiatria, Saúde Mental, Dependências e Reabilitação Psicossocial assiste todas as pessoas do sexo masculino da RAM e outras que se encontrem a residir temporariamente, ou de visita, desde que necessitem deste tipo de ajuda. Assiste também pessoas do sexo feminino no Centro de Recuperação Alcoologia S. Ricardo Pampuri.

D. Nuno Brás aproveitou a homilia para pedir à sociedade para que ajude os mais pequenos e humildes. Neste tempo de pandemia da covid-19, em que estamos muito limitados nas nossas ações, inclusive nas mais básicas, o bispo diz que ajudar o outro é fazer aquilo que o Senhor fez.