Menina de nove anos troca "máscara por alimentos" no Brasil e gera onda de solidariedade

Lúcia M. Silva

Ana Júlia tem nove anos e ficou conhecida por ter sido fotografada com um cartaz, junto a um semáforo, que dizia "troco máscara por um alimento". O momento, partilhado nas redes sociais chegou até às mãos do conhecido apresentador brasileiro Luciano Huck que, tocado pela situação, fez de tudo para saber quem era aquela criança. E conseguiu. O momento foi publicado nas suas redes sociais.

Num emotivo vídeo, o apresentador do 'Caldeirão do Huck ' não só deu a conhecer a família da menina, como deixou a promessa de ajudar a sua família.

“A solidariedade deve ser mais contagiosa que o vírus", afirmou Luciano Huck, salientando, dirigindo-se ao público, "cada família que a gente puder ajudar é uma batalha vencida nesta guerra por dia".

"Neste momento de angústia, de medo, de que não estamos todos no mesmo barco, a gente tem de exercitar mais do que nunca a nossa solidariedade", declarou o apresentador.

Por causa da pandemia, Silvana Costa, a mãe de Ana Júlia, perdeu os dois empregos que tinha como empregada doméstica e de vendedora de gelados na praia. Com quatro filhos a seu cargo, acabou por ficar sem dinheiro para comprar alimentos.

"Como tinha alguns doces que vendia na praia, decidi tentar vendê-los aqui. Também pedi a uma vizinha que fizesse umas máscaras para vender. Era o que me restava. Recebi os 600 reais (cerca de 94 euros) de ajuda do governo, mas não foi suficiente", contou Silvana, ao jornal Globo.

Desde que a imagem da filha foi partilhada por Rúbio Santana, o autor da fotografia, várias pessoas se reuniram para levar alimentos e produtos de higiene à sua família. Huck pediu ainda a Silvana para não voltar a vender na rua e para "olhar" pelos seus filhos, incentivando-os a estudar, mesmo que o ensino seja agora à distância.

Recorde-se que o Brasil enfrenta neste momento não só uma crise sanitária mas também económica.

Oficialmente regista mais de 15 mil mortos e mais de 230 mil casos devido à infeção por covid-19.


Ver esta publicação no Instagram

Ana Julia, que bom que nos encontramos pelo caminho.

Uma publicação partilhada por Luciano Huck (@lucianohuck) a