Guterres alerta que acontecimentos de domingo na Venezuela dificultam diálogo urgente

Lusa

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou hoje que os acontecimentos ocorridos no domingo na Venezuela, dia marcado pela eleição paralela de dois presidentes do parlamento venezuelano, dificultam a realização de um diálogo urgente naquele país.

Numa nota informativa, citada pelo serviço noticioso ONU News, Guterres apelou a uma ação imediata para diminuir o atual clima de tensão, defendendo a necessidade de procurar uma solução pacífica e duradoura para a crise política venezuelana.

“O apelo do secretário-geral é que todos os envolvidos tomem medidas imediatas para diminuir as tensões e trabalhem para uma solução pacífica e sustentável para a crise política”, referiu a nota informativa divulgada pelo porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas.

O parlamento venezuelano deveria eleger no domingo a sua nova direcção, votação da qual deveria resultar a reeleição do deputado e principal opositor do Presidente Nicolás Maduro, Juan Guaidó, mas o deputado foi retido durante horas pela polícia e agredido à porta do parlamento.