UE continuará a apoiar até 2020 a Agência para os Refugiados Palestinianos

A União Europeia (UE) comprometeu-se hoje a apoiar a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) nos próximos três anos e anunciou um contributo financeiro para a UNRWA.

A alta responsável da UE para a Polícia Externa e Segurança, Federica Mogherini, e o comissário europeu para a Política Regional, Johannes Hahn, e o comissário geral da agência da ONU, Pierre Krähenbühl, assinaram uma declaração conjunta de apoio para o período 2017-2020, indicaram os serviços da União Europeia.

A declaração sublinha a natureza política do acordo entre as partes e reafirma o compromisso europeu em promover os direitos dos refugiados palestinianos, apoiando a estabilidade financeira da agência a longo prazo.

A UE contribuirá para o financiamento da educação de 500 mil crianças e cuidados de saúde primários para mais de 3,5 milhões de pacientes, e prestará assistência a cerca de 250 mil refugiados palestinianos vulneráveis.

Está previsto também um programa orçamental para a agência para financiar, este ano, atividades como educação, saúde e serviços sociais, num total de 82 milhões de euros, que servirão para pagar os salários a 32 mil trabalhadores, a maioria refugiados, e custear as despesas de 700 escolas e 140 centros de saúde.