Sapatilhas raras da Nike vendidas em leilão por... mais de 390 mil euros

Um par de sapatilhas raras da Nike desenhadas pelo co-fundador da marca foram vendidas em leilão por um valor recorde de 437,500 dólares (391,554 euros). Foram o último par vendido num leilão de 100 pares de sapatilhas de várias marcas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Esperava-se que o par de Nike's Waffle Racing Flat Moon de 1975 chegasse pelo menos aos 160 mil dólares (cerca de 143 mil euros), mas a expetativa foi largamente ultrapassada depois de o colecionador canadiano Miles Nadal ter desembolsado quase o triplo desse valor.

Conta a BBC, citada pelo Notícias ao Minuto, que o homem já gastou também cerca de 850 mil dólares (760 mil euros) nos outros 99 pares de ténis a leilão.

As sapatilhas foram desenhados por Bill Bowerman, um treinador de atletismo que co-fundou a Nike. Apenas 12 pares foram feitos à mão e alguns distribuídos pelos atletas durante os treinos dos Jogos Olímpicos de 1972, aquele que foi levado a leilão pensa-se ser o único que não foi usado.

"É verdadeiramente um artefacto histórico para o desporto e a cultura pop", disse o novo dono das sapatilhas.

Até agora o valor mais alto que tinha sido pago num leilão público por umas sapatilhas tinha sido 190 mil dólares (170 mil euros), em 2007, por uns Converse All Star assinados e usados por Michael Jordan na final de basquetebol olímpica de 1984.