Ataque informático expõe 773 milhões de contas de email. Saiba se o seu está na lista.

Trata-se de uma das maiores violações de dados dos últimos anos. O caso conhecido como ‘Collection #1’ foi divulgado por Troy Hunt, investigador de segurança informática, que adiantou que foram reveladas, um total de duas mil bases de dados diferentes.

Segundo o perito, a pasta com as informações, que incluía 773 milhões de emails e 21 milhões de passwords, foi publicada na plataforma Mega, usada para partilha de ficheiros na internet. Entretanto, a pasta terá deixado de estar disponível na plataforma, passando para um fórum de hackers, cujo nome não foi revelado.

Apesar de não incluir outros dados pessoais, como cartões de crédito ou números de segurança social, esta divulgação de dados é considerada como gravíssima, pois as passwords não estão protegidas por qualquer chave de encriptação. “Estão todas em texto”, diz Troy Hunt, o que significa que qualquer pessoa que tenha acesso à ‘Collection #1’ consegue, sem trabalho adicional, ter acesso a um número gigantesco de emails e passwords.

Para saber se o seu email faz parte da lista agora divulgada ou de outras divulgadas no passado, deve pesquisar pelo seu endereço eletrónico no site Have I Been Pwned, da autoria do próprio Troy Hunt. Caso o seu email tenha sido afetado, deve trocar imediatamente de palavra-passe e também em todos os serviços que use a mesma combinação email e password.