Incêndio leva a ordem de evacuação de Malibu, na Califórnia

Um incêndio com várias frentes que avança rapidamente no sul do Estado norte-americano da Califórnia desencadeou uma ordem de evacuação obrigatória de toda a cidade costeira de Malibu.

O incêndio deflagrou na quinta-feira a noroeste da cidade de Los Angeles e avançou para sul, atravessando a autoestrada 101 hoje de manhã em direção às montanhas de Santa Monica.

Malibu tem cerca de 13.000 residentes e estende-se ao longo de 34 quilómetros de costa, no sopé da cadeia montanhosa.

O Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles escreveu na rede social Twitter que as chamas se dirigem para o oceano, terminando a mensagem com o aviso: ‚ÄúAmea√ßa iminente!‚ÄĚ.

Mas n√£o √© s√≥ Malibu que est√° em risco: vastas √°reas do sul da Calif√≥rnia est√£o cercadas pelas chamas, que j√° consumiram quase 33 quil√≥metros quadrados, destru√≠ram ou danificaram muitos edif√≠cios e levaram a ordens de evacua√ß√£o de 75.000 habita√ß√Ķes ao longo da fronteira entre os condados de Ventura e Los Angeles.

Um segundo inc√™ndio que tem estado a avan√ßar em Santa Rosa Valley, a leste de Camarillo e oeste de Simi Valley, perto de Newbury Park e Thousand Oaks, j√° tinha consumido, na quinta-feira √† noite, uma √°rea superior a 28 quil√≥metros quadrados e obrigado √† fuga de residentes de mais de 1.200 habita√ß√Ķes.

Não houve, até ao momento, relatos de vítimas em qualquer dos incêndios em curso.

No norte da Calif√≥rnia, outro inc√™ndio levou na quinta-feira os habitantes da cidade de Paradise, 290 quil√≥metros a nordeste de San Francisco, a entrarem nas suas viaturas para fugir √†s chamas em estradas que se tornaram t√ļneis de fogo, enquanto o fumo espesso ensombrava o c√©u diurno.

Vários milhares de edifícios foram destruídos pelas chamas, indicou um responsável do Departamento da Floresta e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

‚ÄúFic√°mos cercados pelo fogo, est√°vamos a conduzir pelo meio das chamas de um e de outro lado da estrada‚ÄĚ, disse o agente policial Mark Bass, que reside na fortemente atingida cidade de Paradise, onde tocantes hist√≥rias de fuga e salvamentos heroicos emergiram depois de toda a comunidade de 27.000 residentes ter recebido ordem de evacua√ß√£o.

Testemunhas relataram ter visto habita√ß√Ķes, supermercados, escrit√≥rios, restaurantes, escolas e um lar de terceira idade em chamas.

‚ÄúPraticamente toda a cidade de Paradise est√° destru√≠da ‚Äď foi esse tipo de devasta√ß√£o‚ÄĚ, comentou o capit√£o Scott McLean, do Departamento de Combate a Inc√™ndios da Calif√≥rnia.