Michelle Obama diz em livro que Trump é perigoso, xenófobo e perseguidor

“Becoming”, de Michelle Obama, é lançado oficialmente no dia 13, mas o livro de memórias da ex-primeira dama já está a dar que falar. Os media americanos publicaram excertos, dando destaque às críticas cerradas ao sucessor do marido na Casa Branca.

Como escreve o DN, Michelle acusa o atual presidente de espalhar mentiras sobre a origem do marido, pondo em perigo a sua família: "E se alguém com uma mente instável pegasse numa arma e conduzisse até Washington? E se essa pessoa fosse atrás das nossas filhas? Donald Trump com as suas insinuações irresponsáveis estava a pôr a segurança da minha família em risco. E nunca lhe perdoarei por isso".

Em 2011, numa entrevista à FOX News, Trump afirmara que Obama "não tem uma certidão de nascimento, ou se tem, há algo nesse documento que é muito mau para ele". Só cinco anos mais tarde, já durante a campanha para as presidenciais, o milionário admitiu que Obama nasceu mesmo nos EUA.

Michelle usa as 426 páginas de “Becoming” para fazer o seu mais duro ataque ao sucessor do marido na Casa Branca até agora. A ex-primeira dama recorda a sua incredulidade naquela noite de novembro de 2016 em que ficou a saber que Trump derrotara Hillary na corrida à presidência dos EUA. E como tentou "bloquear tudo isso".

A ex-primeira dama mal queria acreditar que o homem que durante a campanha surgira num vídeo de 2005 a vangloriar-se de ter agarrado mulheres sem o seu consentimento tinha acabado de ser eleito presidente. Para ela, as palavras do milionário no vídeo do programa Access Hollywood provam que ele acha aceitável "magoar uma mulher e escapar impune".

Ainda sobre a campanha para as presidenciais de 2016, Michelle recorda o debate entre Trump e Hillary em que ele "perseguiu" a democrata. O republicano parecia seguir a rival pelo palco, colocando-se atrás dela, muito próximo, enquanto ela falava no que parecia uma tentativa de intimidação.

As memórias de Michelle chegam a Portugal também no dia 13, estando disponíveis na versão em inglês e em português. Em português o livro chama-se “Becoming - A Minha História”, estando à venda por 20,61 euros.