Presidente da Itália assegura que não "colocou obstáculos" à formação de Governo

O Presidente da República da Itália, Sergio Matterella, assegurou hoje que não "colocou obstáculos" à formação de um Governo e sublinhou que facilitou "de todas as maneiras" que Giuseppe Conte pudesse constituir um Executivo.

"Facilitei a tentativa de formação de um Governo", afirmou Sergio Matterella, depois de Conte ter renunciado à tarefa de formar um Executivo, como lhe tinha pedido o chefe de Estado, em 23 de maio.

Matterella lembrou que "houve uma maioria parlamentar" nas eleições legislativas de 04 de março, formada pelo Movimento 5 Estrelas e a Liga (extrema direita), que, "mesmo em oposição durante o ato eleitoral, chegaram a um acordo após um grande trabalho do programa de Governo".

"Esperei o tempo que me pediram para que fosse possível chegar a acordo quanto a um programa e para o fazer aprovar nas bases partidárias respetivas", afirmou o Presidente da Itália, acrescentando que "ninguém pode sustentar que coloquei um obstáculo a um Governo definido como de mudança".

Sergio Matterella notou que deu "uma grande colaboração" a "esta tentativa" de formar Governo, declarando ter "partilhado e aceite todas as propostas para os (nomeações de) ministros, com exceção do Ministro da Economia", o eurocético Paolo Savona, de 81 anos.