Maior avião do mundo prestes a levantar voo

O voo inaugural deverá acontecer no próximo verão e em 2020 está programada a estreia comercial. Para já, continua a fase de testes.

O avião da companhia aeroespacial de Paul Allen, co-fundador da Microsoft, poderá fazer a sua estreia nos ares já no próximo verão. Construído no Colorado, Califórnia, o Stratolaunch (nome oficial do aparelho) tem 117 metros de envergadura (superior a um campo de futebol), conta com seis motores do Boeing 747, 28 rodas e a carga máxima para poder descolar são 589 toneladas.

Como realça o Dinheiro Vivo, o principal objetivo do avião será o de lançar pequenos foguetões que transportam satélites e colocá-los em órbita. Para isso, o avião atingirá uma altitude de 35.000 pés, lançando depois os mesmos para o espaço. Quanto a Allen, e de acordo com o The Washington Post, o seu principal desejo é o de facilitar o acesso ao espaço e, com a ajuda dos satélites que colocará em órbita, conseguir monitorizar a saúde do planeta, mapear rotas de animais, detetar pesca ilegal e medir os efeitos do aquecimento global.