Trump pediu um Van Gogh mas recebeu uma sanita dourada

O presidente dos Estados Unidos e a mulher pediram ao museu Guggenheim o quadro "Landscape with Snow" (Paisagem com neve) de Van Gogh. que ilustra um homem e o seu cão, para colocarem nos seus aposentos privados na Casa Branca. No entanto a curadora do museu, que tem criticado publicamente os Trump, disse que podiam levar emprestada uma sanita dourada.

A sanita, é uma obra de arte com 18 quilates e intitulada "América". A obra do artista italiano Maurizio Cattelan está avaliada em um milhão de dólares (800 mil euros). É uma crítica à excessiva riqueza e avareza dos milionários norte-americanos.

O 'The Washington Post' teve acesso à troca de emails entre o museu e Trump. A curadora, Nancy Spector, explicou que a "Paisagem com Neve" iria ser exibida em Espanha e não poderia ser emprestada e sugeriu a sanita dourada, que estaria a a ser utilizada pelos visitantes do museu.

Em relação à sanita, a curadoura referiu que “[a peça] é extremamente valiosa e algo frágil, mas forneceremos todas as instruções para a sua instalação e manutenção”, explicou Nancy Spector.