MADEIRA Meteorologia

EUA pedem à Sérvia e Kosovo para reduzir tensões avisando sobre riscos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Junho 2023
15:27

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu hoje aos líderes kosovar e sérvio que reduzam as tensões, avisando que o conflito está a colocar em risco as aspirações de integração europeia dos dois países.

"Pedimos aos governos do Kosovo e da Sérvia que tomem medidas imediatas para reduzir as tensões", disse Blinken após uma reunião ministerial da NATO em Oslo.

"Apoiamos o processo de integração euro-atlântica do Kosovo e da Sérvia, mas a atual escalada dificulta os esforços para avançar nessa direção, mais do que os ajuda", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.

As tensões entre os manifestantes da minoria sérvia e as forças de paz da NATO eclodiram no fim de semana passado no norte de Kosovo.

O confronto provocou ferimentos em cerca de 30 soldados internacionais e em cerca de 50 manifestantes sérvios que, com o apoio de Belgrado, se recusam a reconhecer a autoridade do Governo de Pristina sobre a antiga província sérvia.

Os Estados Unidos criticaram o Kosovo, que há muito apoiam, após a decisão do primeiro-ministro Albin Kurti de empossar autarcas albaneses eleitos com base na participação mínima nas localidades, numa votação boicotada pela maioria sérvia.

"Fomos muito claros sobre as nossas preocupações em relação a algumas das recentes iniciativas. Dissemos isso diretamente aos líderes, incluindo ao primeiro-ministro Kurti", explicou Blinken, que avisou sobre os riscos de ações unilaterais por parte de ambos os lados.

"Se algum dos dois países tomar medidas que tornem (as aspirações europeias) mais frágeis, isso não servirá aos interesses do seu povo", concluiu o secretário de Estado norte-americano.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas