MADEIRA Meteorologia

Rei Carlos III e Marcelo Rebelo de Sousa celebram juntos Aliança Luso-Britânica

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Junho 2023
14:35

O rei Carlos III vai participar juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia em Londres no dia 15 de junho para celebrar os 650 anos da aliança luso-britânica.

O evento foi hoje publicado na agenda oficial da família real, dando conta da presença do monarca num serviço religioso de ’Thanksgiving’ [Ação de Graças] na Capela da Rainha do Palácio de Saint James.

A Presidência da República confirmou à agência Lusa que Marcelo Rebelo de Sousa também vai estar presente, no âmbito da visita oficial a Londres, entre 14 e 16 de junho.

A escolha do local é simbólica, pois a igreja era frequentada pela rainha portuguesa Catarina de Bragança (1638-1705) enquanto esteve casada com o rei Carlos II.

O evento é o culminar de vários anos de celebrações promovidas pela Portugal-UK 650, uma iniciativa não oficial de caráter voluntário e sem fins lucrativos, que arrancou em 2018.

A aliança remonta ao Tratado de Tagilde, assinado em 10 de julho de 1372, entre o Rei D. Fernando e representantes do Duque de Lencastre, filho de Eduardo III de Inglaterra.

No ano seguinte este pacto foi reforçado pelo Tratado de Paz, Amizade e Aliança, assinado em 16 de junho de 1373 na Catedral de São Paulo, em Londres, por Eduardo III de Inglaterra e Fernando I e Leonor de Portugal.

Treze anos mais tarde, em 1386, a aliança voltou a ser revigorada pelo Tratado de Windsor, que determinou o casamento de João I de Portugal e Philippa de Lancaster, que ficou conhecida como Filipa de Lencastre.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas