MADEIRA Meteorologia

Casal norte-americano acusado de tortura ao filho adotado libertado sob fiança no Uganda

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Março 2023
18:35

Um tribunal ugandês concedeu a fiança a um casal norte-americano detido em dezembro sob a acusação de torturar uma criança de 10 anos que tinham ao seu cuidado, anunciou hoje fonte judicial.

De acordo com o tribunal, Nicholas e Mackenzie Spencer, ambos com 32 anos, enfrentam acusações de "tráfico agravado" de uma criança e "tortura agravada" do rapaz alegadamente feitas entre dezembro de 2020 e dezembro de 2022.

O casal foi detido em dezembro, na sequência de uma denúncia da ama da criança, que frequentava uma escola para crianças portadoras de deficiência, em que aquela relatou "repetidos tratamentos desumanos e inapropriados".

Além das acusações de "tortura" e "tráfico" de crianças, que implicam uma pena de prisão perpétua, o casal é ainda acusado de permanecer no Uganda com um visto caducado.

O casal, que nega todas as acusações, foi detido numa prisão de alta segurança fora da capital, Kampala.

Na audiência de hoje sobre a fiança, o juiz Isaac Muwata libertou o casal mediante o pagamento de uma fiança de 50 milhões de xelins ugandeses (12.000 euros) e na condição de entregarem os seus passaportes às autoridades ugandesas, disse o seu advogado, David Mpanga, citado pela agência France-Presse.

O casal disse ao juiz que ambos sofriam de uma condição rara que não podia ser tratada adequadamente no sistema prisional ugandês, tendo o magistrado concordado que o casal poderia ser libertado da prisão para tratamento.

Quando foram detidos em dezembro, os investigadores encontraram provas de que a criança dormia numa "plataforma de madeira, sem colchão".

O rapaz era uma das três crianças a cargo do casal.

As adoções internacionais de crianças criaram controvérsia no Uganda.

Em 2020, as autoridades dos Estados Unidos da América processaram e impuseram sanções económicas a uma organização de adoção com sede nos EUA que colocou crianças não órfãs em famílias norte-americanas.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas