MADEIRA Meteorologia

África do Sul vai destacar exército para lidar com protestos da oposição EFF

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Março 2023
21:39

O exército sul-africano será destacado no âmbito de uma abordagem multidisciplinar para lidar com os protestos convocados pelo líder de oposição radical, Julius Malema, na próxima segunda-feira, anunciou hoje o Governo sul-africano.

"Abordagem de combate à medida que aplicamos a lei em resposta a qualquer violação da lei através da implantação da Polícia de Ordem Pública em conjunto com outra unidade especializada. Neste caso, a SANDF [Forças Armadas Sul-Africanas] está de prontidão e participará caso a situação no terreno exija que a SANDF exerça o seu papel secundário de apoio à SAPS [Polícia Sul-Africana]", anunciou a estrutura operacional e de informação conjunta nacional (NatJoints, na sigla em inglês).

"A segurança também será reforçada em todos os nossos portos de entrada - terra, mar e ar", adiantou.

O NatJoints, que integra vários departamentos governamentais, é liderado pela Força de Defesa Nacional Sul-Africana (SANDF), a Agência de Segurança do Estado (SSA) e a Polícia Sul-Africana (SAPS).

O destacamento dos militares do exército foi também confirmado hoje pelas forças armadas sul-africanas.

"Os elementos da SANDF serão destacados sob a 'Operação Prosper' de 17 de março de 2023 a 17 de abril de 2023 e serão controlados através da Estrutura Operacional e de Inteligência Conjunta Provincial (ProvJoints) com direção e orientação da Estrutura Operacional e de Inteligência Conjunta Nacional (NatJoints) em conformidade, aguardando a reavaliação da situação", referiu à imprensa sul-africana.

A polícia sul-africana afirmou hoje que os protestos, que começaram na manhã de hoje com ações de bloqueio de estradas e pneus queimados em Joanesburgo e na cidade portuária de Durban, sudeste do país, vão além de um protesto e são uma tentativa de derrubar o Governo do Presidente Cyril Ramaphosa.

Os protestos foram convocados para a próxima segunda-feira pelo partido de esquerda radical Economic Freedom Fighters (EFF), na oposição, liderado por Julius Malema, ex-líder da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994 na África do Sul.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas