MADEIRA Meteorologia

Turquia: Zelensky expressa condolências e oferece ajuda da Ucrânia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Fevereiro 2023
12:50

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ofereceu hoje a ajuda da Ucrânia depois de expressar condolências ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, pelo devastador sismo que assolou a Turquia e a Síria, deixando mais de 1.400 mortos.

"Expresso as minhas sinceras condolências ao Presidente Recep Tayyip Erdogan, ao povo turco e às famílias das vítimas do terremoto no sudeste da Turquia. Desejo uma rápida recuperação de todos os feridos", escreveu Zelensky na conta pessoal na rede social Twitter.

O chefe de Estado ucraniano garantiu que, "nestes momentos difíceis", a Ucrânia está com o povo turco.

"Estamos dispostos a fornecer a ajuda necessária para superar as consequências da catástrofe", acrescentou.

Também no Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, afirmou que a Ucrânia "está pronta para enviar um grande grupo de equipas de resgate" para ajudar as autoridades turcas.

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o lado turco para coordenar a implantação [do apoio]", sublinhou Kuleba, manifestando "profunda tristeza pela perda de vidas e pelos inúmeros danos causados pelo trágico terremoto".

"Os nossos sentimentos às famílias das vítimas e desejamos uma rápida recuperação aos feridos. A Ucrânia está pronta para fornecer todo o apoio necessário", acrescentou Kuleba, numa mensagem no Twitter dirigida ao homólogo turco, Mevlut Cavusoglu.

O tremor de terra, com uma magnitude entre os 7,7 e os 7,8 na escala aberta de Richter, ocorreu às 04:17 locais (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, na fronteira com a Síria, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros, em que foram registadas várias réplicas.

A mais recente, de magnitude de 7,5 na escala de Richter, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, abalou o sudeste da Turquia, foi registada às 13:24 locais (10:24 em Lisboa), com epicentro a quatro quilómetros da cidade turca de Ekinozu.

A autoridade de gestão de desastres e emergências da Turquia divulgou que o sismo mais recente teve uma intensidade de 7,6 e epicentro no distrito de Elbistan, na província de Kahramanmaras.

A atividade sísmica tem sido constante desde que ocorreu o primeiro tremor de terra.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência noticiosa France-Presse (AFP).

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas