MADEIRA Meteorologia

Turquia: Zelensky expressa condolências e oferece ajuda da Ucrânia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Fevereiro 2023
12:50

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ofereceu hoje a ajuda da Ucrânia depois de expressar condolências ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, pelo devastador sismo que assolou a Turquia e a Síria, deixando mais de 1.400 mortos.

"Expresso as minhas sinceras condolências ao Presidente Recep Tayyip Erdogan, ao povo turco e às famílias das vítimas do terremoto no sudeste da Turquia. Desejo uma rápida recuperação de todos os feridos", escreveu Zelensky na conta pessoal na rede social Twitter.

O chefe de Estado ucraniano garantiu que, "nestes momentos difíceis", a Ucrânia está com o povo turco.

"Estamos dispostos a fornecer a ajuda necessária para superar as consequências da catástrofe", acrescentou.

Também no Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, afirmou que a Ucrânia "está pronta para enviar um grande grupo de equipas de resgate" para ajudar as autoridades turcas.

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o lado turco para coordenar a implantação [do apoio]", sublinhou Kuleba, manifestando "profunda tristeza pela perda de vidas e pelos inúmeros danos causados pelo trágico terremoto".

"Os nossos sentimentos às famílias das vítimas e desejamos uma rápida recuperação aos feridos. A Ucrânia está pronta para fornecer todo o apoio necessário", acrescentou Kuleba, numa mensagem no Twitter dirigida ao homólogo turco, Mevlut Cavusoglu.

O tremor de terra, com uma magnitude entre os 7,7 e os 7,8 na escala aberta de Richter, ocorreu às 04:17 locais (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, na fronteira com a Síria, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros, em que foram registadas várias réplicas.

A mais recente, de magnitude de 7,5 na escala de Richter, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, abalou o sudeste da Turquia, foi registada às 13:24 locais (10:24 em Lisboa), com epicentro a quatro quilómetros da cidade turca de Ekinozu.

A autoridade de gestão de desastres e emergências da Turquia divulgou que o sismo mais recente teve uma intensidade de 7,6 e epicentro no distrito de Elbistan, na província de Kahramanmaras.

A atividade sísmica tem sido constante desde que ocorreu o primeiro tremor de terra.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência noticiosa France-Presse (AFP).

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas