MADEIRA Meteorologia

Canadá convoca embaixador chinês devido a balão sobrevoando América do Norte

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Fevereiro 2023
20:47

O Canadá revelou hoje que convocou o embaixador chinês no país, Cong Peiwu, para pedir explicações sobre a presença no espaço aéreo dos Estados Unidos de um balão de espionagem da China, como o descreveu o Pentágono.

Cong foi convocado na quinta-feira à noite, após a descoberta do balão que, segundo Washington, sobrevoou o Estado do Montana, na fronteira com o Canadá, e que agora se encontra no centro do território continental, deslocando-se para leste.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano indicou num comunicado que Otava continuará a expressar "com vigor" a sua posição às autoridades chinesas.

O Canadá e os Estados Unidos indicaram que monitorizarão o voo do balão chinês sobre o espaço aéreo norte-americano.

Os dois países possuem um sistema de defesa aérea unificado sob o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês).

O Departamento de Defesa do Canadá indicou num comunicado divulgado na quinta-feira à noite que os movimentos do balão estavam a ser vigiados pelo NORAD, acrescentando que estavam a monitorizar "um segundo potencial incidente", sem fornecer mais pormenores.

As autoridades canadianas também afirmaram estar a trabalhar estreitamente com os seus colegas nos Estados Unidos e que continuam a tomar as medidas necessárias para proteger a informação sensível do Canadá de ameaças estrangeiras", acrescentou o Departamento de Defesa.

A China declarou hoje que o balão avistado no espaço aéreo dos Estados Unidos estava a ser usado para investigação meteorológica e foi empurrado pelo vento para fora da sua rota, apesar das suspeitas norte-americanas e canadianas de espionagem.

A descoberta do objeto pairando a elevada altitude sobre os Estados Unidos intensificou as já tensas relações entre Pequim e Washington.

O Pentágono decidiu não abater o balão, que estava a sobrevoar locais sensíveis, por receio de que partes do objeto atingissem pessoas em terra.

Num comunicado hoje emitido, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês indicou que o balão era uma aeronave civil principalmente utilizada para investigação meteorológica.

Segundo o ministério chinês, o dirigível tem capacidades de "auto-condução" limitadas e "desviou-se muito da rota definida" devido à intensidade dos ventos.

"A parte chinesa lamenta a entrada não-intencional da aeronave no espaço aéreo dos Estados Unidos devido a forças maiores", lê-se no comunicado citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), utilizando um termo jurídico utilizado para referir eventos que estão além do controlo humano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas