MADEIRA Meteorologia

Papa alerta para "bruxaria" e condena "corrupção" perante milhares de jovens na RDCongo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Fevereiro 2023
18:12

O Papa Francisco advertiu hoje, terceiro dia de visita à República Democrática do Congo (RDCongo), para a "bruxaria" e "ocultismo", que aprisionam a sociedade nas "garras do medo" e exortou os jovens a colocarem de lado o "tribalismo".

"Pensem também na dependência do ocultismo e da bruxaria, que vos aprisionam nas garras do medo, da vingança e da raiva. Não se deixem encantar por estes falsos paraísos egoístas, construídos com base na aparência, lucros fáceis ou religiosidades mal orientadas", afirmou o pontífice num encontro com jovens no Estádio dos Mártires, em Kinshasa, capital do país africano com o maior número de católicos, e um dos lugares do mundo onde o número de fiéis continua a crescer.

O Papa argentino alertou ainda para "a sujidade da corrupção" e defendeu a virtude de "manterem as mãos limpas" porque "as mãos que traficam com dinheiro estão manchados com sangue".

"Se alguém tentar subornar-vos, prometer-vos favores e riquezas, não caiam na armadilha, não deixem que vos enganem, não deixem que o pântano do mal vos engula", afirmou.

Francisco advertiu igualmente contra "a tentação de apontar o dedo a alguém, de excluir alguém porque tem uma origem diferente", atitudes que descreveu como "regionalismo" ou "tribalismo".

"É mais fácil condenar alguém do que compreendê-lo, mas o caminho que Deus nos mostra para construir um mundo melhor passa pelo outro, pelo conjunto, pela comunidade. É fazer Igreja, alargar horizontes, ver o próximo em cada um, cuidar do outro", reiterou.

Depois de saudar a multidão a bordo do papamóvel, o pontífice ouviu vários testemunhos e proferiu uma homilia no estádio, com capacidade para 80.000 pessoas, no qual instou os fiéis a não acreditarem "nas tramas escuras do dinheiro".

O discurso de Francisco abordou ainda a necessidade do perdão como forma de reconciliar a sociedade na RDCongo, um país ferido pela guerra e pela violência.

"O perdão não significa esquecer o passado, mas sim não nos resignarmos à sua repetição. Significa mudar o curso da história. Serve para levantar aqueles que caíram. Significa aceitar a ideia de que ninguém é perfeito e que, não só eu, todos têm o direito de recomeçar", afirmou.

O cristão, acrescentou, "não ama apenas aqueles que o amam, ele sabe como parar a espiral da vingança pessoal e tribal com o perdão".

Francisco, que viaja numa cadeira de rodas devido a dores no joelho, irá encontrar-se hoje com o primeiro-ministro, Jean-Michel Sama Lukonde, na nunciatura apostólica em Kinshasa, seguindo daí para a catedral de Notre-Dame du Congo, construída em 1947, onde proferirá outro discurso perante padres e religiosos.

Como é habitual nas suas viagens, Francisco concluirá este terceiro dia da sua visita com uma reunião privada com membros da Companhia de Jesus.

Nos últimos meses, o leste da RDCongo tem sido palco de um recrudescimento da violência, sobretudo na fronteira com o Ruanda, uma zona com subsolo rico em coltan, fundamental para a indústria de equipamentos eletrónicos, e onde existem mais de 100 grupos armados ativos, nomeadamente o Movimento 23 de Março (M23) e as Forças Democráticas de Libertação do Ruanda (FDLR), razão pela qual a visita do Papa a Goma, planeada no programa inicial, foi suspensa.

O M23 é acusado por Kinshasa de atuar com a colaboração do Ruanda, acusação que Kigali tem negado sempre, ainda que, pelo menos, dois relatórios das Nações Unidas a tenham confirmado.

Já o Ruanda, assim como o M23, acusam o exército congolês de se ter aliado aos rebeldes das FDLR, fundadas em 2000 por responsáveis pelo genocídio de 1994 e outros ruandeses exilados na RDCongo, com o objetivo de recuperarem o poder político no país de origem. As Nações Unidas também confirmaram esta colaboração.

O líder da igreja católica tem apelado em sucessivas intervenções nos últimos três dias ao diálogo e ao perdão como veículos para alcançar a paz, um discurso que tem como contexto a morte de mais de 200 civis e a fuga das suas casas de quase 52.000 pessoas nas províncias de Ituri e Kivu do Norte nas últimas seis semanas, enquanto mais de 1,5 milhões de pessoas permanecem na região como deslocados internos.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas