MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Presidente austríaco visita Kiev e manifesta apoio ao país

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Fevereiro 2023
11:33

O Presidente austríaco, Alexander van der Bellen, chegou hoje a Kiev, onde manifestou o seu apoio ao "bravo povo ucraniano", poucas semanas antes de ser assinalado o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.

"Não esquecemos a Ucrânia. Estamos com o Presidente [Volodymyr] Zelensky e o bravo povo ucraniano. Juntos defendemos os valores europeus", escreveu Van der Bellen numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

O Presidente austríaco, independente mas com origem no partido Os Verdes, afirmou, à chegada ao território ucraniano, que a sua deslocação a Kiev tem um "objetivo deliberado de manifestar solidariedade" para com a Ucrânia, segundo um vídeo divulgado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

A visita de Van der Bellen coincidiu com a da vice-presidente do parlamento federal alemão (Bundestag), Katrin Göring-Eckardt, do partido Os Verdes, parceiros da coligação governamental liderada pelo chanceler Olaf Scholz, que junta social-democratas, ambientalistas e liberais.

A Ucrânia "pertence à família europeia", afirmou a política alemã, que manifestou o seu apoio às aspirações de Kiev de aderir à União Europeia (UE) "assim que reúna os critérios formais para se candidatar oficialmente".

A ofensiva militar russa foi lançada a 24 de fevereiro de 2022 com o argumento, apresentado pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de que era necessário "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

A ação de Moscovo foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas