MADEIRA Meteorologia

EUA querem "medidas urgentes" para restaurar a calma entre Israel e Palestina

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Janeiro 2023
18:16

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu hoje, em Jerusalém, a israelitas e palestinianos que "tomem medidas urgentes para restaurar a calma" após vários dias de violência.

"Pedimos a todas as partes que tomem medidas urgentes para um regresso à calma e à desescalada", disse o chefe da diplomacia norte-americana, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acrescentando que deseja "restaurar a sensação de segurança para israelitas e palestinianos".

Durante a conferência de imprensa em Jerusalém, Blinken também abordou a questão do Irão, inimigo do Estado judaico, salientando a posição dos Estados Unidos sobre o conflito entre os dois países.

"Concordamos que o Irão nunca deve ter permissão para adquirir armas nucleares", garantiu Blinken, reiterando uma promessa feita pelo Presidente Joe Biden.

"Assim como o Irão há muito apoia terroristas que atacam israelitas, o regime (iraniano) agora está a fornecer ‘drones’ que a Rússia usa para matar civis ucranianos inocentes", acusou o chefe da diplomacia norte-americana, denunciando que, em troca, a "Rússia fornece armas sofisticadas ao Irão".

Blinken também abordou a necessidade de manter a cooperação com Israel para lidar com o Irão e pediu o aprofundamento e ampliação dos laços de Israel com os países árabes da região, após a normalização das relações com Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos.

"Esses esforços não substituem o progresso entre israelitas e palestinianos", esclareceu Blinken, que pediu "medidas para melhorar a vida quotidiana dos palestinianos na Cisjordânia e em Gaza".

A visita, segunda etapa de uma digressão pelo Médio Oriente que começou no Egito no domingo, foi planeada há muito tempo, mas ganhou um novo significado perante a espiral de violência entre israelitas e palestinianos nos últimos dias.

Após o encontro com Netanyahu, que lidera o Governo conservador de Israel, Blinken deve encontrar o seu homólogo israelita, Eli Cohen, hoje à noite, bem como com o Presidente, Isaac Herzog.

Na terça-feira, Bliken vai encontrar-se com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel desde 1967.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas