MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Finlândia oferece-se para treinar ucranianos a usarem tanques Leopard

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Janeiro 2023
18:17

O Presidente finlandês, numa visita surpresa a Kiev, sugeriu hoje que sejam usadas as capacidades significativas do seu país para treinar soldados ucranianos a usar tanques Leopard 2, pedidos insistentemente pela Ucrânia a vários países, nomeadamente à Alemanha.

"Existem várias possibilidades sobre o papel da Finlândia", disse o Presidente Sauli Niinistö numa conferência de imprensa com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometendo que Helsínquia será "construtiva" no quadro da discussão em curso na Europa sobre a possibilidade de vários países enviarem para a Ucrânia este tipo material de guerra.

"Falámos em criar uma plataforma específica para reforçar a Ucrânia com veículos blindados, incluindo tanques. Fico muito satisfeito que a Finlândia ocupe um lugar apropriado" nesse esforço, declarou o chefe de Estado finlandês.

O Governo finlandês afirmou nos últimos dias que está disposto a contribuir, mas como parte de uma doação coletiva por parte dos países ocidentais que apoiam a Ucrânia na guerra contra a invasão russa.

Sauli Niinistö disse que a questão ainda está em "aberto" para a Finlândia, país cujo exército está equipado com mais de 200 tanques Leopard 2, falou de uma possível contribuição mas insistiu num papel de formação do lado finlandês.

Os militares finlandeses "recebem recrutas todos os anos, treinam-nos com formação muito experiente, e temos edifícios para alojar esses militares", acrescentou o Presidente finlandês.

Sem excluir juntar-se aos outros países que possam vir a fornecer esse tipo de tanques de guerra, o país nórdico acredita que outros países europeus equipados com os Leopard 2 estão mais bem posicionados para o fazer, devido à sua longa fronteira de 1.300 quilómetros com a Rússia.

"É algo que temos de ter em conta na hora de decidirmos a nossa posição", salientou o chefe de Estado finlandês, mas prometendo que a Finlândia terá uma postura construtiva.

A Alemanha, sob pressão para autorizar a reexportação de tanques Leopard 2 de fabrico alemão, foi hoje confrontada com um pedido formal apresentado pela Polónia e abriu caminho para que isso possa acontecer.

Numa conferência de imprensa em Berlim com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius encorajou os países que pretendem fornecer tanques Leopard à Ucrânia a iniciar o treino dos militares ucranianos que os venham a operar.

Até agora fora da NATO, a Finlândia tomou a decisão histórica, em maio de 2022, de se candidatar à adesão à aliança juntamente com a vizinha Suécia, como resultado direto da invasão russa da Ucrânia.

No entanto, as adesões de ambos os países estão atualmente bloqueadas pela Turquia.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas