MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Rússia planeia colocar a sua campanha militar nos livros de História

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Dezembro 2022
14:48

A Rússia planeia incluir a campanha militar na Ucrânia nos livros escolares de História, declarou hoje o ministro da Educação russo, Sergei Kravtsov.

"Sem falta, isso estará nos manuais", disse Kravtsov, citado pela agência de notícias TASS.

O ministro russo sublinhou que "os novos programas de História" terão esta secção "obrigatória".

Ao mesmo tempo, Kravtsov indicou que o novo material que em breve será estudado nas escolas está a ser analisado pelo Ministério da Justiça da Rússia.

A Rússia já introduziu uma nova disciplina nas escolas no início deste ano letivo chamada "Conversas sobre o que é importante" e que aborda, em particular, a política russa na Ucrânia.

O assunto foi criticado por algumas associações de pais que vincularam o seu surgimento ao desejo das autoridades de fazer propaganda da campanha militar no país vizinho.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.655 civis mortos e 10.368 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas