MADEIRA Meteorologia

Mali: Missão da CEDEAO chega quinta-feira a Bamako para tentar resolver crise

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Setembro 2022
18:18

A missão de alto nível enviada ao Mali pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para resolver a crise diplomática com a Costa do Marfim deverá chegar a Bamako quinta-feira, segundo um documento do Governo do Mali.

A comissão é composta pelos presidentes togolês, Faure Gnassingbé, ganês, Nana Akufo-Addo, e da Gâmbia, Adama Barrow, não constando o Presidente senegalês, Macky Sall, como foi inicialmente anunciado, refere o documento dos Negócios Estrangeiros do Mali.

A missão deverá chegar ao fim da manhã de quinta-feira e partir a meio da tarde.

Os líderes dos Estados-membros da CEDEAO tinham decidido na passada quinta-feira, durante uma cimeira extraordinária em Nova Iorque, enviar uma missão para encontrar uma solução para a crise com a Costa do Marfim.

A missão estava inicialmente agendada para terça-feira, mas o Mali disse que só a poderia receber na quinta ou sexta-feira.

O Mali e a Costa do Marfim estão no meio de uma disputa diplomática sobre o destino de 46 soldados marfinenses detidos em 10 de julho, à sua chegada a Bamako.

De acordo com Abidjan e a ONU, os soldados deveriam fornecer a segurança ao contingente alemão de soldados de manutenção da paz no Mali, mas Bamako disse que os considerava "mercenários" que pretendiam minar a segurança do Estado.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas