MADEIRA Meteorologia

Lançamento do novo foguetão lunar da NASA novamente cancelado

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Setembro 2022
17:31

O lançamento do novo foguetão lunar SLS da NASA foi hoje novamente cancelado, pela segunda vez em menos de uma semana, devido a uma fuga de combustível, anunciou a agência espacial norte-americana.

O lançamento poderá ser remarcado, mas as equipas da NASA terão de analisar todos os dados antes de decidirem uma nova data, apontando os técnicos para a próxima segunda-feira.

"A missão Artemis I à Lua foi adiada. As equipas tentaram resolver um problema relacionado com uma fuga no ‘hardware’ que transferia combustível para o foguetão, mas não tiveram êxito", escreve a agência espacial no Twitter.

O lançamento tinha uma "janela de oportunidade" que se abria às 19:17 de Lisboa, mas horas antes foi cancelado devido à fuga de combustível.

É o segundo adiamento do lançamento do voo de teste do novo foguetão, sem tripulação, tendo na segunda-feira o cancelamento ocorrido devido a problemas técnicos.

O lançamento, quando se concretizar, marca o início do programa lunar Artemis, com que os Estados Unidos pretendem regressar à superfície da Lua em 2025, um ano depois do previsto, colocando no solo a primeira mulher astronauta e o primeiro astronauta negro.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas