MADEIRA Meteorologia

Soldados de Taiwan abatem drone 'civil' sobre ilhota na China continental

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Setembro 2022
8:51

Soldados de Taiwan estacionados numa pequena ilha na China continental abateram hoje a tiro um drone "civil estranho, não identificado" após este ter entrado numa área restrita, disseram os militares de Taipé.

"As tropas estacionadas seguiram os procedimentos para alertar o drone, mas sem sucesso. O drone foi abatido no fogo defensivo", disse o ministro da Defesa num breve comunicado.

O drone entrou numa "área restrita" acima da Lion Islet, um pequeno território entre a China continental e as Ilhas Kinmen de Taiwan.

É a primeira vez que as forças de Taiwan abatem um drone, num momento em que as tensões entre Pequim e Taipé estão no seu nível mais alto em décadas.

Em agosto foi registado um número recorde de incursões aéreas chinesas em Taiwan, com mais de 440 aviões militares a entrarem na zona de defesa aérea da ilha.

De acordo com uma base de dados compilada pela agência de notícias France-Presse (AFP), a partir de dados do Ministério da Defesa de Taiwan, 446 aviões chineses, na sua maioria caças, entraram na Zona de Identificação da Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan em agosto, mais do que os 380 registados em todo o ano de 2020.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

O I Fórum Regional Erasmus+ pôs em evidência o papel que a Madeira tem tido na aplicação deste programa. Secretária regional exorta a mais candidaturas,...

Mais Lidas

Últimas