MADEIRA Meteorologia

Afeganistão: Estado Islâmico reivindica assassínio de clérigo talibã

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
11 Agosto 2022
19:36

O grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje o assassínio de um destacado clérigo talibã, conhecido por defender os direitos das mulheres ao trabalho e à educação, no seu centro religioso na capital afegã, Cabul.

Rahimullah Haqqani morreu hoje num ataque suicida enquanto estava na sua madraça - ou escola corânica.

Num comunicado, a agência de notícias com ligações ao EI, Amaq, identificou o bombista suicida como Khaled al Logri, que se infiltrou no gabinete do religioso após passar por todos os postos de controlo de segurança dos talibãs e detonou um colete de explosivos.

Haqqani teve morte imediata, assim como "vários guardas do seu escritório", adiantou a mesma fonte, sem especificar o número de vítimas.

Do mesmo modo, os terroristas justificaram o assassínio do clérigo por ser "um dos mais proeminentes ideólogos da milícia (os talibãs) e ser conhecido pela sua fátua (ordem religiosa) que incentivava o derrame de sangue dos combatentes do Estado Islâmico".

As autoridades identificaram o clérigo, e, um porta-voz dos talibãs, Bilal Karimi confirmou a morte, referindo-se ao religioso como "grande personalidade e figura académica".

Karimi disse que Haqqani tinha sido morto por "um ataque brutal do inimigo", sem especificar, mas um funcionário talibã, que pediu anonimato, disse à agência Efe que um indivíduo "transportava explosivos na perna ortopédica" e explodiu perto de Haqqani".

Após o atentado, os combatentes talibãs impediram os repórteres em Cabul de chegar ao centro religioso de Haqqani.

As mensagens de condenação dos líderes talibãs não demoraram a chegar, incluindo o porta-voz adjunto do govern, Bilal Karimi, que disse ter recebido "com grande tristeza" a notícia do "martírio" do académico e religioso Haqqani.

Este líder religioso era conhecido pela sua fervorosa oposição ao EI, que alegadamente tinha tentado pôr fim à sua vida em vários ataques no Paquistão.

Haqqani também tinha demonstrado apoio público aos direitos das mulheres, especialmente no que diz respeito à educação e ao trabalho, uma posição que difere da tomada oficialmente pelos talibãs, que desde que retomaram o poder, há um ano, não permitiram que os estudantes do ensino secundário voltassem à sala de aula.

Uma operação liderada pelos Estados Unidos da América derrubou o governo talibã no Afeganistão após os ataques de 11 de setembro de 2001, mas estes voltaram ao poder 20 anos depois, em agosto de 2021, com a retirada das forças aliadas.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas