MADEIRA Meteorologia

Produtores de citrinos da África do Sul queixam-se de novas restrições da UE

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Agosto 2022
18:15

Produtores de citrinos da África do Sul acusaram a União Europeia (UE) de impor novas medidas de armazenamento a frio "sem base científica" para limitar a entrada da fruta sul-africana na Europa.

"Não há dados disponíveis que indiquem que a África do Sul é um risco real para a Europa", adiantou Hendrik Warnich, um dos principais produtores de citrinos no Cabo Ocidental.

O produtor sul-africano, citado pela imprensa local, sublinhou que este setor agrícola na África do Sul tem medidas de controlo de qualidade "muito rigorosas" para as suas exportações de citrinos, acrescentando que a nova diretiva europeia imposta aos agricultores sul-africanos coloca-os ainda mais sob pressão financeira.

Em causa está uma nova medida anunciada recentemente pela UE, que passou a exigir que os citrinos provenientes da África do Sul sejam submetidos a processos de tratamento em frio extremo prévio por períodos específicos antes da sua entrada no mercado europeu, como forma de se evitar aparentemente a "infestação de traças" na fruta.

Todavia, este processo de armazenamento a frio já é feito na África do Sul antes da exportação da fruta para mercados exigentes como o do Médio Oriente, segundo os operadores sul-africanos.

De acordo com a imprensa sul-africana, o Governo de Pretória terá apresentado uma queixa comercial junto da Organização Mundial do Comércio contra a medida da UE.

As exportações de citrinos da África do Sul registaram um crescimento na receita na ordem dos 8 mil milhões de rands (471 milhões de euros), em 2014, para pouco mais de 30 mil milhões de rands (1,7 mil milhões de euros) no ano passado, segundo a imprensa sul-africana.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas