MADEIRA Meteorologia

França vai nomear embaixador para defender direitos da comunidade LGBTI

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Agosto 2022
8:13

A França vai nomear, no final do ano, um embaixador LGBTI para defender os direitos desta comunidade de pessoas no âmbito internacional, anunciou hoje a primeira-ministra do país, Élisabeth Borne.

Numa cerimónia em Orleans, no centro do país, por ocasião das comemorações dos 40 anos da despenalização da homossexualidade em França, a chefe do Governo explicou ainda que este novo cargo irá coordenar as suas ações com o ministério do Exterior.

O seu trabalho irá consistir em lutar contra a discriminação contra esta comunidade, promover os seus direitos e defender "a descriminalização universal da homossexualidade e identidade trans", disse Borne.

A primeira-ministra denunciou que "estão a ser questionados, inclusivamente no espaço jurídico europeu", os direitos dos homossexuais, numa alusão velada à Hungria, liderada por Viktor Orbán, o que justifica a criação deste novo cargo.

Em 04 de agosto de 1982, a esquerda francesa retirou do Código Penal as penas impostas às relações homossexuais, que tinham sido introduzidas pelo regime de Vichy durante a invasão alemã, na segunda Guerra Mundial.

Nesse mesmo dia, deu-se, em França, a primeira manifestação do Orgulho LGBTI na história do país.

Borne destacou os avanços legislativos para a comunidade LGBTI nos últimos cinco anos, desde a chegada ao presidente Emmanuel Macron.

Nesse sentido, citou o acesso à reprodução medicamente assistida para todas as mulheres ou a proibição de terapias de conversão, mas frisou que a batalha "ainda não está ganha" e que o ódio dirigido às pessoas LGBT+ continua a excluir, ferir e, por vezes, matar.

Borne agradeceu, ainda, o trabalho "exemplar" dos centros e associações LGBTI no país e anunciou a criação de um fundo de três milhões de euros para criar 10 novos centros, reforçando os 35 que já existem.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas