MADEIRA Meteorologia

Migrações: Quase 660 resgatados no Mediterrâneo vão desembarcar em Itália

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Agosto 2022
10:45

Os 659 migrantes resgatados há mais de uma semana pelo navio humanitário ‘Geo Barents’, operado pela Médicos Sem Fronteiras (MSF), vão poder desembarcar no porto italiano de Taranto, anunciou hoje a organização humanitária nas redes sociais.

"Excelente notícia para começar o dia. Depois de quase nove dias a navegar, os nossos 659 sobreviventes vão poder desembarcar no porto de Taranto. Este prolongado período de bloqueio no mar é um dos mais longos que nossa equipa já viveu. Isto não pode voltar a acontecer", referiu a MSF.

Entre as pessoas que estão a bordo e vão desembarcar em Taranto contam-se mais de 150 menores, duas mulheres e vários bebés.

A autorização de desembarque naquele porto do sul de Itália foi dada depois de, na quarta-feira, a MSF ter avisado que a situação estava "cada dia mais precária" e que "as rações alimentares" estavam a acabar.

Além disso, dois dos migrantes resgatados tentaram saltar para o mar na terça-feira, "num ato de desespero" e outro expressou "pensamentos suicidas" à tripulação do navio ‘Geo Barents’, como avançou a MSF.

O porto de Taranto também recebeu, na sexta-feira passada, 438 migrantes resgatados no Mediterrâneo pelo navio humanitário "Sea-Watch3".

No mar, à espera que seja designado um porto de desembarque, mantém-se o navio "Ocean Viking", da organização SOS Mediterranée, que tem atualmente 387 pessoas a bordo.

Este ano, já desembarcaram nas costas italianas 42.324 migrantes, um número muito superior aos 30.180 que o fizeram no mesmo período de 2021, segundo dados do Ministério do Interior italiano.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas