MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Crise alimentar e energética provocada pela guerra ameaça países pobres - G7

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Maio 2022
23:25

As sete principais economias mundiais (G7) advertiram hoje que a guerra na Ucrânia está a provocar uma crise alimentar e energética global que ameaça os países pobres.

Os representantes dos sete países, reunidos na Alemanha, alertaram para a necessidade de medidas urgentes para desbloquear a saída de cereais que estão em armazéns na Ucrânia e que a Rússia está a reter.

A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, anfitriã da reunião do G7, disse que a guerra se tornou uma "crise global".

E advertiu que até 50 milhões de pessoas, particularmente em África e no Médio Oriente, enfrentarão a fome nos próximos meses, a menos que se encontrem formas de libertar os cereais ucranianos, que representam uma parte considerável da oferta mundial.

Em declarações após o final da reunião de três dias na costa alemã do Mar Báltico, o G7 comprometeu-se a fornecer mais ajuda humanitária aos países mais vulneráveis.

"A guerra de agressão da Rússia gerou uma das mais graves crises alimentares e energéticas da história recente, que agora ameaça os mais vulneráveis em todo o mundo", disse o grupo.

E acrescentaram os países do G7: "Estamos determinados a acelerar uma resposta multilateral coordenada para preservar a segurança alimentar global e estar ao lado dos nossos parceiros mais vulneráveis a este respeito".

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Melanie Joly, disse que o país, outro grande exportador agrícola, está pronto a enviar navios para os portos europeus para que os cereais ucranianos possam ser levados aos que deles necessitam.

"Precisamos de garantir que estes cereais sejam enviados para o mundo", disse aos jornalistas, acrescentando que, "caso contrário, milhões de pessoas irão enfrentar a fome".

A Rússia rejeitou a alegação de ser responsável pelo agravamento da fome global e pelo aumento dos preços dos alimentos.

"Os preços estão a subir devido às sanções impostas pelo Ocidente sob pressão dos EUA", disse a porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova. "Não compreender isto é um sinal ou de estupidez ou de engano intencional do público", disse.

Os países do G7 também apelaram à China para não ajudar a Rússia, inclusive minando as sanções internacionais ou justificando as ações de Moscovo na Ucrânia.

O grupo, que inclui a Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos, reiterou também a posição de que os territórios apreendidos pelas forças russas precisam de ser devolvidos à Ucrânia.

A reunião em Weissenhaus, Wangels, a nordeste de Hamburgo, foi anunciada como uma oportunidade para se discutirem as implicações mais vastas da guerra para a geopolítica, energia e segurança alimentar, e os esforços internacionais em curso para enfrentar as alterações climáticas e a pandemia de covid-19.

Numa série de declarações finais, as nações do G-7 também abordaram uma vasta gama de problemas globais, desde a situação no Afeganistão até às tensões no Médio Oriente.

Na sexta-feira, o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, disse que o seu país continua disposto a falar com a Rússia sobre o desbloqueamento dos cereais presos nos silos da Ucrânia e também sobre a obtenção de um acordo político para acabar com a guerra em si, mas que até agora não tinha recebido "nenhum 'feedback' positivo" de Moscovo.

O chanceler alemão Olaf Scholz disse numa entrevista publicada hoje que não tinha detetado recentemente qualquer mudança na posição de Vladimir Putin.

Olaf Scholz, que falou longamente por telefone com o líder russo na sexta-feira, disse ao portal de notícias alemão t-online que Vladimir Putin não tinha conseguido atingir os objetivos militares que estabeleceu no início da guerra, ao mesmo tempo que perdeu mais soldados russos do que a União Soviética durante a sua campanha de uma década no Afeganistão.

Uma ideia discutida na reunião do G7 foi se os bens estatais russos congelados no estrangeiro podem ser utilizados para pagar a reconstrução da Ucrânia.

"A Rússia é responsável pelos danos maciços resultantes desta guerra", disse Annalena Baerbock, acrescentando: "É por isso que é uma questão de justiça que a Rússia tenha de pagar por estes danos".

A responsável referiu no entanto que, ao contrário do que acontece no Canadá - onde a legislação permite que os fundos apreendidos sejam reajustados -, a base jurídica para o fazer na Alemanha não é tão clara.

"Mas é precisamente para isso que servem estas reuniões, para debater sobre como resolver estas questões legais", disse.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas