MADEIRA Meteorologia

Seis mil padres e religiosas ajudam deslocados da guerra

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Maio 2022
9:59

Mais de seis mil sacerdotes e religiosas católicos ficaram na Ucrânia para dar abrigo, comida, curar feridos, sustentar espiritualmente e administrar sacramentos. Mais de mil conventos e casas religiosas (924 na Polónia e 98 na Ucrânia) ajudam refugiados e deslocados pela guerra.

Algumas pessoas foram confessar-se pela primeira vez, para estarem preparadas para a morte. Chegam ao ponto de se quererem confessar pelo telefone, mas não é algo que um padre o possa fazer.

Alguém foi batizar-se antes de ir para a guerra e fez, nesse dia, a sua primeira comunhão.

Milhares de pessoas foram refugiar-se nos terrenos dos seminários de duas cidades e a Igreja acolhe-as, alimenta-as, dá-lhes apoio espiritual e lugar para dormir e para se lavarem.

Um projétil atingiu a residência do bispo de Kharkiv, mas ninguém se feriu. Lá continuam a preparar refeições para levar para duas estações de metro próximas.

Na diocese de Kiev, capital, os supermercados estão vazios e falta pão e água. O bispo auxiliar é responsável por enviar o necessário e até ele próprio ajuda a carregar os veículos nos quais são distribuídos.

Um seminário acolhe cerca de 160 mulheres e crianças e duas escolas católicas tornaram-se dormitórios. Os seminaristas e voluntários atendem.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas