MADEIRA Meteorologia

Pelo menos 14 mortos no Chade em confrontos com a polícia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Janeiro 2022
18:10

Pelo menos 14 manifestantes foram mortos no início desta semana no leste do Chade em confrontos com a polícia após uma disputa entre duas comunidades, segundo um funcionário do governo e associações.

Em Abeche, capital da província de Uadai, os uadaianos manifestaram-se para protestar contra a investidura num lugar reservado ao seu chefe tradicional de um funcionário eleito pela comunidade árabe.

Alguns foram mortos na segunda-feira pela polícia, outros no dia seguinte no funeral, disseram duas associações de direitos humanos.

Um funcionário governamental disse à agência France-Presse (AFP), sob condição de anonimato, que 14 manifestantes foram mortos e 64 ficaram feridos, mas não revelou quem os matou ou feriu.

"A situação está calma desde ontem [quinta-feira] e a tensão diminuiu", acrescentou a mesma fonte.

Segundo uma fonte médica citada pela AFP, "estes acontecimentos custaram a vida a 11 pessoas e feriram 60".

A Convenção Chadiana para a Defesa dos Direitos Humanos (CTTDH) deplorou "o uso excessivo de armas de guerra contra manifestantes desarmados", numa declaração, referindo-se a "vários mortos e feridos".

"As forças da ordem, na sua tentativa de dispersar os manifestantes, usaram munições vivas causando pelo menos cinco mortos e 35 feridos" só no primeiro dia dos confrontos, segundo a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).

Na segunda-feira, membros da comunidade de Uadai manifestaram-se para protestar contra a planeada "entronização", este sábado, de um chefe de um cantão da comunidade árabe.

Recusaram-se a permitir que a cerimónia tivesse lugar no antigo palácio real e depois na Praça da Independência, lugares tradicionalmente reservados ao seu sultão, explicou à AFP um funcionário local eleito que solicitou o anonimato, uma versão confirmada pela CTTDH.

Ocorreram então confrontos entre eles e as forças de segurança, resultando em várias mortes.

Na terça-feira, durante os seus funerais, outros uadaianos morreram em novos confrontos, de acordo com as mesmas fontes.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas