MADEIRA Meteorologia

Jornalista assassinada no México, terceiro repórter morto só em janeiro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Janeiro 2022
8:07

A jornalista Lourdes Maldonado foi assassinada no domingo, o segundo profissional dos 'media' morto numa semana em Tijuana, elevando para três o número homicídios de repórteres no México, só em janeiro.

De acordo com a polícia, Lourdes Maldonado foi baleada quando chegava a casa.

A jornalista integrava o Programa de Proteção de Jornalistas da Baja California, mas a vigilância que lhe foi prestada não era permanente.

A repórter aderiu ao programa por medo de um problema legal que tinha com o antigo governador Jaime Bonilla, do Movimento de Regeneração Nacional.

Em março de 2019, Maldonado assistiu mesmo à conferência diária do Presidente Andrés Manuel López Obrador na Cidade do México, onde denunciou que a sua vida estava em perigo durante o conflito com Bonilla, então senador de licença.

"Também venho aqui para pedir apoio, ajuda e justiça laboral, porque até temo pela minha vida, porque se trata de um processo judicial que tenho com ele há seis anos", disse ao Presidente.

Na quinta-feira, Maldonado tornara pública a sua vitória no processo laboral instaurado contra a empresa Primer Sistema de Noticias, propriedade da ex-governador.

Esta é a segunda jornalista a ser assassinada em Tijuana em 2022, depois do fotojornalista Margarito Martínez, abatido a tiro a 17 de janeiro quando entrava no carro, junto a casa.

A 10 de janeiro, o jornalista José Luis Gamboa Arenas, diretor dos media digitais Inforegio, que trabalhava nas áreas da segurança e política, foi assassinado em Veracruz, um estado no leste do México.

Segundo os Repórteres sem Fronteiras (RSF), pelo menos sete jornalistas foram mortos no México em 2021, tornando-o no país "mais mortífero do mundo para a imprensa".

O México ocupa o 143.º lugar entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2021 da RSF.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas