MADEIRA Meteorologia

Ex-PR da Guiné-Conacri Alpha Condé deixa país para tratamentos médicos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Janeiro 2022
17:56

O antigo Presidente da Guiné-Conacri Alpha Condé deixou o país para receber tratamento médico nos Emirados Árabes Unidos, depois de ter passado quatro meses preso pela junta militar que lhe tirou o poder, segundo testemunhas.

De acordo com testemunhas no aeroporto de Conacri, citadas pela agência de notícias AP, o antigo chefe de Estado, de 83 anos, saiu do país com destino a Abu Dhabi.

A junta militar já tinha dito há alguns dias que a saúde do ex-Presidente estava frágil e que seria necessário um tratamento no estrangeiro, mas não foram adiantados mais pormenores sobre a condição de saúde de Alpha Condé.

A saída de Condé do poder, em setembro, aconteceu menos de um ano depois de ter concorrido e ganhado a corrida a um terceiro mandato na Presidência, apesar dos protestos generalizados, que surgiram depois de uma alteração constitucional que lhe permitiu concorrer a um novo mandato.

No seguimento do golpe de Estado, a junta militar insistiu que Condé não iria ter autorização para deixar o país e ir para o exílio, apostando antes em julgá-lo por alegados crimes cometidos quando estava no poder.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas