MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Biden vai mobilizar pessoal médico militar para apoiar hospitais

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Dezembro 2021
15:10

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar hoje novas medidas de combate à pandemia de covid-19, como a mobilização de pessoal médico militar para apoiar hospitais e a compra de 500 milhões de testes.

Segundo uma fonte da Casa Branca, Biden deverá ainda anunciar medidas de maior apoio aos hospitais, o aumento da disponibilidade de testes gratuitos e a ampliação dos espaços para vacinação, na sua estratégia para conter a disseminação do novo coronavírus durante o inverno.

Para ter mais profissionais nos hospitais, Biden instruiu o secretário de Defesa, Lloyd Austin, a colocar de prontidão cerca de 1.000 militares - entre médicos, enfermeiros e paramédicos - que serão destacados, se necessário, durante os meses de janeiro e fevereiro.

O pessoal médico federal também estará imediatamente disponível para apoiar os governos estaduais.

O Presidente norte-americano ordenará ainda à Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) para designar pessoal para um centro nacional de coordenação de resposta e pedirá que equipas de especialistas dessa entidade avaliem as necessidades hospitalares dos estados e territórios.

As ações incluem garantir o fornecimento de milhares de máscaras individuais de proteção e mais de 100 mil ventiladores.

Biden vai também anunciar medidas para aumentar o acesso a testes gratuitas, providenciando a instalação de novos espaços de testagem geridos pelo Governo federal.

Outra medida que fortalecerá a capacidade de diagnóstico da doença de covid-19 será a compra pelo Governo de cerca de 500 milhões de testes rápidos para serem realizados em casa, que começarão a ser distribuídos em janeiro.

Segundo dados divulgados na segunda-feira pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), a Ómicron já é a variante dominante do coronavírus nos Estados Unidos, sendo responsável por 73% das novas infeções na semana passada.

A covid-19 provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China, e atualmente com variantes identificadas em vários países, a última das quais foi a Ómicron, particularmente contagiosa.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas