MADEIRA Meteorologia

Afeganistão: Joe Biden emite hoje uma declaração sobre a situação

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Agosto 2021
17:47

O Presidente norte-americano, Joe Biden, emite hoje uma declaração sobre a situação no Afeganistão, a partir da Casa Branca, anunciou a Presidência hoje em comunicado.

Biden, em silêncio há vários dias devido à crise mais série desde a sua eleição, encurtou a estadia em Camp David, a estância de férias dos presidentes norte-americanos.

Inicialmente, estava planeado ficar até quarta-feira, mas os planos tornaram-se insustentáveis face ao controlo do Afeganistão pelos talibãs e da retirada caótica realizada pelas forças norte-americanas no aeroporto de Cabul.

Durante o último discurso público sobre o Afeganistão na última terça-feira, Biden defendeu repetidamente a decisão de retirar os últimos soldados norte-americanos até 31 de agosto, no máximo, confiando o destino do país a um governo e soldados afegãos agora derrotados.

Em vez de uma retirada ordenada, apoiada pela opinião pública, os norte-americanos testemunham um desastre humilhante, que conclui 20 anos de intervenção militar, a guerra mais longa travada pelo país.

Entretanto, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que todos os voos civis e militares foram suspensos no aeroporto de Cabul, quando uma multidão de afegãos invadiu a pista para tentar desesperadamente deixar o país.

"As forças militares dos EUA estão lá e a trabalhar com outros militares, turcos e internacionais, para dispersar as pessoas. Não sabemos quanto tempo vai demorar", acrescentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas