MADEIRA Meteorologia

Rússia critica abordagens norte-americana e europeia ao multilateralismo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Maio 2021
16:18

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, denunciou hoje de forma veemente as abordagens norte-americana e europeia ao multilateralismo que, sustentou, correm o risco de criar "fraturas" e "tensões" nas relações internacionais.

Lavrov, que discursava numa videoconferência no Conselho de Segurança da ONU, numa sessão ministerial organizada pelo homólogo chinês, Wang Yi, sublinhou que desenvolver o multilateralismo "é um trabalho que deve ser feito numa base colegial".

"Nos últimos tempos, assistimos a tentativas de estabelecer uma ordem internacional [...] para impor a todos as novas regras elaboradas em órgãos e círculos não inclusivos", criticou.

"É nesse contexto que o Governo dos Estados Unidos pretende organizar uma ‘Cimeira das Democracias’. Mas isso traz o risco de tornar as relações internacionais ainda mais tensas e de revelar falhas no mundo quando o que precisamos é de um objetivo unido e comum", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

Washington ainda não avançou qualquer data ou pormenores sobre o formato da "Cimeira das Democracia", uma ideia avançada pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

"É claro que são os Estados Unidos que vão estabelecer a lista dos países convidados para a cimeira", afirmou o chefe da diplomacia russa, que falou após o homólogo norte-americano, Antony Blinken, que não se pronunciou sobre a futura cimeira.

"A criação de uma Aliança para o Multilateralismo, por iniciativa da Alemanha e da França, pode parecer natural. Mas Berlim e Paris têm outras ideias, pois querem publicar documentos para que a União Europeia (UE) seja a pedra angular do sistema multilateral", afirmou Lavrov, para quem esta é uma forma de os Estados Unidos e a Europa "imporem a exclusividade no desafio à igualdade entre os Estados".

A criação de "parcerias estreitas em questões já debatidas nas Nações Unidas ou em organismos especializados", como o apelo ao respeito pelo direito humanitário - assinado por 43 Estados - ou o efetuado para apoiar a liberdade de expressão - rubricado por cerca de três dezenas de países -, "são a prova de uma certa unipolaridade no Ocidente", insistiu Lavrov.

"Não vemos este mundo multilateral como uma forma de trabalhar em conjunto para a tomada de decisões coletivas, mas sim como uma forma de impor as suas regras aos outros", acrescentou o ministro russo, cuja intervenção foi, no final, saudada com satisfação por Wang Yi.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas