Covid-19: Descoberto anticorpo 530 vezes mais poderoso do que qualquer outro

Os cientistas do Centro de Investigação de Cancro Fred Hutchinson de Seattle (EUA) descobriram um anticorpo que combate o novo coronavírus e é 530 vezes mais poderoso do que qualquer outro identificado até ao momento.

A equipa de cientistas isolou o referido anticorpo este anticorpo a partir de uma amostra de sangue de um paciente de Washington, que sobreviveu à covid-19, revela o Correio da Manhã.

O anticorpo em questão designa-se por CV30, é uma proteína em forma de Y que interfere na superfície dos 'espinhos' do vírus, fazendo com que fragmentos destes se partam.

"O nosso estudo mostra que este anticorpo neutraliza o vírus através de dois mecanismos. Um é que este se sobrepõe ao alvo do vírus nas células humanas, o outro é que induz a libertação ou dissociação de parte dos 'espinhos' do resto", explicou Marie Pancera, uma das cientistas, à Nature Communications.

Agora, os investigadores espera que a CV30 possa ser útil no tratamento da covid-19, até porque o mecanismo da maioria das vacinas contra a doença é baseado na estimulação e treino do sistema imunitário para produzir anticorpos contra o coronavírus, que o reconhecem como 'ameaça' e o neutralizam antes da infeção se instalar.

No entanto, para que tal aconteça, o anticorpo tem primeiro que ser testado em laboratório e só depois em humanos.