MADEIRA Meteorologia

Presidente egípcio diz que comunidade internacional conta com Trump para paz no Médio Oriente

Data de publicação
01 Fevereiro 2025
17:29

O presidente egípcio Abdel Fattah Al Sisi garantiu hoje ao seu homólogo Donald Trump que a comunidade internacional conta com o presidente norte-americano para ser possível alcançar uma paz permanente no Médio Oriente, revelou a agência espanhola EFE.

Numa conversa telefónica entre os dois líderes, em que não foi abordada a proposta de Trump de deslocar os habitantes da Faixa de Gaza para o Egito e Jordânia, As Sisi destacou “a importância de alcançar uma paz duradoura na região, salientando que a comunidade internacional conta com a capacidade do Presidente Trump para alcançar um acordo de paz permanente e histórico que ponha fim ao estado de conflito” existente há décadas naquela região.

A declaração do presidente egípcio foi citada, em comunicado enviado à EFE, pelo porta-voz presidencial, Mohamed al Shenawy.

A chamada telefónica entre os dois presidentes resultou num “diálogo positivo”, tendo sido discutida a “importância de continuar a implementar a primeira e segunda fases do acordo de cessar-fogo e de consolidar o cessar-fogo na Faixa de Gaza”, alcançado através do Egito, com a mediação do Catar e dos EUA, e a “necessidade de intensificar a entrega de ajuda ao povo de Gaza”.

A EFE adiantou que, no final da chamada, Abdel Fattah Al Sisi e Donald Trump concordaram em manter a comunicação entre os EUA e o Egito, bem como a cooperação “em questões de interesse comum”, tendo existido um convite mútuo para visitas ao Cairo e à Casa Branca.

A declaração não abordou a proposta de Donald Trump em mover os habitantes de Gaza para o Egito e Jordânia, proposta que ambos os países rejeitaram.

O Cairo recebeu hoje uma reunião ministerial com representantes do Egito, Palestina, Arábia Saudita, Catar, Jordânia, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Liga Árabe, onde o deslocamento de palestinianos da Faixa de Gaza foi rejeitado “sob quaisquer circunstâncias”.

Os países participantes observaram que esperam “trabalhar com a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, para alcançar uma paz justa e completa no Médio Oriente, de acordo com a solução de dois Estados, e trabalhar para libertar a região dos conflitos”.

A reunião na capital do Egito aconteceu após Trump se ter mostrado confiante que tanto a Jordânia como o Egito aceitarão pessoas deslocadas da Faixa de Gaza no seu território.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas