MADEIRA Meteorologia

IL volta a defender voto antecipado e em mobilidade em Eleições Regionais

Data de publicação
11 Junho 2024
14:40

A Iniciativa Liberal vem a público defender novamente a introdução do voto antecipado e em mobilidade nas Eleições Regionais da Madeira, frisando que esta questão “dever merecer toda a atenção e destaque por parte dos partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Os liberais acreditam que esta medida “contribuirá para uma maior participação eleitoral e, consequentemente, para uma representação mais fiel da vontade dos madeirenses”.

Leia a nota de imprensa da Iniciativa Liberal, assinada pelo deputado regional Nuno Morna:

“A necessidade de introduzir o voto antecipado e em mobilidade nas Eleições Regionais da Madeira é uma questão que tem de merecer toda a atenção e destaque por parte dos partidos políticos com representação na ALRAM.

Em todas as outras eleições nacionais, esta modalidade de voto é já uma realidade, permitindo uma maior flexibilidade e acessibilidade aos eleitores no exercício deste seu direito democrático. No entanto, na Madeira, ainda não se implementaram tais medidas, o que representa uma desvantagem significativa para a participação democrática.

A Iniciativa Liberal reconhece, desde sempre, esta lacuna e, em resposta, apresentou no dia da tomada de posse do Parlamento Regional, uma Proposta de Alteração da Lei Eleitoral Regional à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM). Esta proposta visa a inclusão do voto antecipado e em mobilidade no processo eleitoral madeirense, equiparando-o às restantes eleições no território nacional.

O voto antecipado permite que os eleitores que, por diversos motivos, não possam comparecer nas urnas no dia das eleições, ainda assim exerçam o seu direito de voto. O voto em mobilidade é uma resposta à necessidade de eleitores que estejam fora da sua área de residência, permitindo-lhes votar noutro local. Estas modalidades são fundamentais para assegurar uma maior participação eleitoral, pois combate a abstenção, garantindo que todos os cidadãos, independentemente das suas circunstâncias pessoais ou profissionais, possam participar activamente no processo democrático.

A proposta da Iniciativa Liberal é uma medida que procura modernizar e democratizar o sistema eleitoral da Madeira, alinhando-o com as práticas já estabelecidas nas restantes eleições. A adopção desta proposta contribuirá para uma maior participação eleitoral e, consequentemente, para uma representação mais fiel da vontade dos madeirenses.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas