MADEIRA Meteorologia

Governo manifesta “profundo pesar” pela morte de D. Teodoro de Faria

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
23 Agosto 2025
21:18

A Presidência do Governo Regional emitiu hoje um comunicado a lamentar a morte do bispo emérito do Funchal.

”O Governo Regional da Madeira e o seu presidente, Miguel Albuquerque, vêm manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento, hoje, do Bispo Emérito do Funchal, Dom Teodoro de Faria”, refere a nota enviada da Quinta Vigia.

”O Executivo madeirense associa-se, nesta hora de dor, à família, a quem endereçamos os mais respeitosos votos de pesar pela morte do seu querido familiar, bem como à Diocese do Funchal e a toda a comunidade religiosa madeirense”, pode ler-se no texto.

D. Teodoro Faria foi ordenado padre, na diocese do Funchal, em 22 de Setembro de 1956, vindo a ser ordenado bispo do Funchal no ano de 1982, a 10 de março, entrando ao serviço da diocese a 16 de maio desse mesmo ano. D. Teodoro de Faria solicitou ao Papa Bento XVI a sua resignação, por limite de idade, em 2006.

A 6 de Junho de 2008 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

“É esta grande personalidade da Região e da Igreja que o Governo Regional e o seu presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região”, refere o comunicado.

“Na certeza de que a forma sábia, eficaz e competente como dirigiu durante anos a igreja madeirense, a par das distintas e louváveis qualidades humanas com que sempre distinguiu todos aqueles que com ele conviveram, perdurarão”, acrescenta.

A Presidência escreve ainda que “Dom Teodoro Faria está entre os madeirenses mais louváveis e destacáveis das últimas décadas, onde para além do seu papel na igreja tem efetuado um percurso assinalável na Cultura, inclusive com vários livros escritos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas