A Capitania do Porto do Funchal alerta para o vento e agitação marítima forte.
Em comunicado, a capitania diz ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 18h00 de quinta-feira que será marcado por vento por vezes forte (51-61 KM/h) entre o final do dia e o início da manhã, diminuindo para moderado (20-30 KM/h) a fresco (31-39 KM/h) no final.
No que toca à ondulação, na costa norte, haverão ondas de 4 a 5 metros diminuindo para 3 a 4 M. Na costa sul, haverão ondas de 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros.
A capitania recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.