“As outras gerações também merecem ver a serra como nós vimos quando éramos pequenos”

Catarina Gouveia

92 alunos das escolas secundárias Francisco Franco e Jaime Moniz participaram, na última semana, em ações de plantação nas serras madeirenses, integradas na iniciativa ‘Plantar o Futuro’.

No dia 14 de fevereiro, 50 alunos da Francisco Franco foram ao Chão das Galinhas. Devido às baixas temperaturas e à chuva, a ação de terça-feira, dia 21, com 42 alunos do Liceu Jaime Moniz, realizou-se no Chão dos Boieiros.

Catarina Rodrigues, aluna de 11.º ano da Escola Secundária Jaime Moniz, afirmou, durante a ação e já com dois exemplares plantados, que acredita que todos os jovens que saíram da sua zona de conforto e rumaram às serras madeirenses, vão, no futuro “inspirar os pais e amigos que não tiveram oportunidade de vir plantar árvores e refazer a nossa serra”.

“Acho que toda a gente devia vir à serra, porque não custa nada e tem piada estarmos aqui todos juntos”, disse, acreditando que todos “temos de pensar no futuro” pois “nós não somos a última geração, vai haver muitas mais”. “As outras gerações também merecem ver a serra como nós vimos quando éramos pequenos”, acrescentou a jovem, que acha que a sua geração tem de pensar “em dar um bom futuro aos filhos”.

Agostinha Nóbrega, professora de Filosofia que acompanhou os alunos na ação de plantação, disse na ocasião que a iniciativa “é fundamental, tendo em conta todas as alterações climáticas que se vê pelo mundo fora” sendo esta “uma forma maravilhosa de contribuir um pouco para que estas alterações climáticas não atinjam maiores proporções, muito mais graves”.

Plantar uma árvore “parece uma coisa pequena, mas é uma pequena gota num oceano em que, se todos nós contribuirmos um pouco, provavelmente o futuro será melhor”, afirmou a docente.

A próxima ação da iniciativa das secretarias de Educação e de Ambiente, que conta com o JM e com o La Vie como parceiros, está prevista para dia 28 de fevereiro, com 68 alunos da Escola Básica e Secundária de Machico a irem reflorestar as Serras de Santo António/Carreiras de Baixo.

Durante este ano letivo, serão 2.020 os alunos de 15 escolas da Região a participar em 39 ações de plantação neste projeto que promove a recuperação da natureza e a educação ambiental entre os jovens.