Alunos da Ponta do Sol foram ‘Plantar o Futuro’ ao Paul da Serra (com fotos)
60 alunos do 10.º ano da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, acompanhados por professores, participaram, esta terça-feira, 11 de fevereiro, em mais uma ação da iniciativa ‘Plantar o Futuro’.
A ação desta iniciativa das secretarias de Educação e do Ambiente decorreu no Sítio da Relva Negra, no Paul da Serra.
“A ação foi de extrema utilidade, dado que hoje o meio ambiente é um tema muito importante”, disse o aluno Tiago Almeida, que espera que este projeto, que tem o JM como parceiro, continue, e que ele próprio possa voltar àquele local no próximo ano para ver em que estado está a planta a que deu futuro.
Já a aluna Paula Álvaro, que refere que “cada árvore simboliza uma história”, diz que é fundamental que os jovens e gerações futuras assumam a função de sensibilizar “da melhor maneira possível” quem os rodeia para as questões ambientais.
Laura Castanho está certa de que, mais do que sensibilizar, é necessário partir para a ação. “Este projeto é deveras importante para a nossa formação enquanto jovens, visto que nós somos o futuro”, disse, acrescentando que a própria ação é útil para adquirir conhecimentos que podem ser usados a nível profissional, na área das ciências. “A consciencialização e as ações de sensibilização são importantes, no entanto, falta passarmos para o terreno porque o ambiente precisa de nós”, reiterou.
Também o docente Filipe Lozada deu o seu testemunho após a realização desta atividade, acreditando que todos os alunos deviam criar o hábito de plantar uma árvore todos os anos.
Recorde-se que esta que é a segunda edição do ‘Plantar o Futuro’ conta com a participação de 2.020 alunos de 15 escolas da Região. Estes marcam presença nas 39 ações de plantação planeadas, que encontram-se a decorrer às terças e sextas-feiras.